Projecto ANARIC

Encontra-se em curso na nossa empresa um projecto inserido na tipologia de projecto “Vale Inovação – projecto simplificado de inovação”, financiado pelo QREN no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade, no montante de 33000 mil euros, dos quais 24750 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.

No âmbio do Projecto ANARIC, a empresa está a proceder ao levantamento da situação actual dos seus processos (AS-IS), que servirá de base para a identificação de oportunidades de melhoria e consequente desenho da situação futura desses mesmos processos (TO-BE).

Para levar a cabo este projecto, A ANARIC, Indústria de Estofos, Lda. recorreu aos serviços de consultoria do INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto), entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional devidamente qualificada para o efeito e que conta com um conhecimento bastante profundo da organização de sistemas de produção do tipo que a empresa pretende implementar.

Como resultados do projecto, o promotor pretende:

· Reduzir os problemas de não qualidade;

· Reduzir radicalmente os tempos e custos de processamento de encomendas e aprovisionamentos;

· Reduzir os prazos médios de resposta actuais de em 25%;

· Reduzir os em curso de fabrico;

· Reduzir os custos de produção, por consequência dos resultados anteriores.

Esses resultados terão um forte impacto na manutenção da competitividade da empresa, face à eventual entrada de novos concorrentes com factores de produção (em particular a mão de obra) mais reduzidos.

O Projecto ANARIC iniciou-se em Março de 2009 e tem término previsto para finais de Julho do mesmo ano.